Apesar de constar como fundada em 1532, as cartas do Padre José de Anchieta, relatam que a Vila de Piaçaguera (porto velho), foi “varrida” por um maremoto destruindo as plantações de cana-de-açúcar e café . Posteriormente, uma nova vila foi criada agora com o nome de São Vicente, após a este primeiro acidente ambiental que se tem notícia. E seguindo a tradição católica de ter um santo protetor (como São Paulo, São Bernardo, Santo André etc.) para evitar novos desastres, ergue-se onde hoje se encontra a cidade praiana, que equivocadamente, segue creditada como fundada por Martin Afonso de Souza.
Nosso historiador Cacique Tukumbó – Robson Miguel, destaca ainda neste Capítulo 8, a importância dos jovens conhecerem a verdade histórica, que serve como base para reconhecerem-se como cidadãos brasileiros, verdadeiramente, num momento onde as influências estéticas e culturais do exterior, se sobrepõe aos nossos valores. Como avaliar o presente, imaginar o nosso futuro, sem conhecer nosso passado? O Programa Cultura Indígena, segue portanto informando e reconstruindo esses valores históricos, esquecidos no tempo, sendo tardiamente criado em 2016, como o primeiro programa de cultura da TV, com uma abordagem de um historiador indígena, os verdadeiros donos desta terra.
Não perca este Capítulo 8, e clique em nosso site a expressão “Cultura Indígena”, para assistir os capítulos anteriores, que semanalmente são produzidos pelo Portal SustentaHabilidade.
Texto: Roberto Mangraviti
contato@sustentahabilidade.com.br