in

Roberto Pereira – Premiado com a Medalha de Ouro em Sustentabilidade

5 Minutos Entrevista Roberto Pereira, Superintendente do Shopping Metrópole em São Bernardo do Campo /SP, premiado com a Medalha de Ouro em Sustentabilidade na América Latina pelo ICSC – International Council of Shopping Centers.

1.Qual a importância de um Shopping brasileiro obter esta premiação ?

É muito importante para o segmento brasileiro de shoppings centers ser reconhecido pelo ICSC (International Council of Shopping Centers), que é o principal órgão do varejo mundial. O prêmio recebido pelo Shopping Metrópole, na categoria Operações, permitiu comprovar a viabilidade da implantação de ações sustentáveis neste setor. A premiação mostra que o mercado está se desenvolvendo cada vez mais e conquistando seu espaço no cenário mundial.

2.Quais os resultados mais significativos a destacar nesta premiação ?

É importante destacar que em 2013, após 12 meses da instalação do projeto Gestão de Resíduos, o percentual de resíduos encaminhados para a reciclagem foi de 58,40%, ou seja, um aumento de 200%. Outro ponto significativo é o desafio de conquistar o envolvimento dos lojistas, funcionários e terceiros que prestam serviços no empreendimento. Este interesse só foi conquistado devido às diversas ações de engajamento, mostrando os inúmeros benefícios do projeto.

3.Esta cultura sustentável que hoje permeia o Shopping Metrópole, bem como todo Grupo Sonae Sierra, é um diferencial visível ao consumidor ?

Com certeza! A maioria dos empreendimentos da Sonae Sierra Brasil, assim como o Shopping Metrópole, possuem arquitetura que privilegia a entrada de luz natural, ecopontos para recolhimento de pilhas e baterias, coleta seletiva, etc. Além disso, o Shopping Metrópole tem como prática sensibilizar seus colaboradores, lojistas e visitantes diariamente na conscientização sobre a importância de redução de consumos de recursos naturais e preservação do Meio Ambiente, e também por meio de atividades sazonais, como dia da água, dia do meio ambiente, chegada da primavera, entre outras.

4.Que outros resultáveis tangíveis, que transcendem a reputação, poderiam ser citados, com economia de energias, empregos decorrentes , etc ?

Em 2013 o Shopping Metrópole reduziu em 20% seu consumo de energia elétrica, comparando-se ao ano anterior. Em 2008, o empreendimento foi o primeiro da região do ABC a receber a certificação segundo a norma ISO 14001 do seu Sistema de Gestão Ambiental e, em 2012, certificou seu Sistema de Segurança e Saúde segundo a norma OHSAS 18001. Também criamos novos empregos diretos para adequação e separação dos resíduos, por meio de uma empresa terceirizada, bem como de empregos indiretos através das demais prestadoras que recebem os materiais reciclados.

5.Qual a próxima a meta da sua Equipe no campo da Sustentabilidade?

O empreendimento vai dar continuidade aos treinamentos de conscientização aos lojistas, realizar estudos para destinação dos entulhos e resíduos de obras, contabilizar o óleo de cozinha destinado pelos restaurantes, estudar oportunidades de separação dos resíduos orgânicos gerados pelos clientes, além da conscientização dos clientes e melhoria continua. Quanto à redução de energia, o objetivo do empreendimento é diminuir mais 20% este ano, com o projeto de iluminação por lâmpadas LED, mais econômicas e eficientes.

O que você acha?

Escrito por Roberto Mangraviti

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade pela WEBTV. Palestrante, Moderador de Seminários Internacionais de Eficiência Energética, Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Comments

Loading…

0

Planejar ou tapar o sol com a peneira?

Empreendedorismo e recursos naturais