in

5.a Edição do Benchmarking Jr

5 Minutos Entrevista, Marilena Lino de Almeida Lavorato, Diretora Executiva da MAIS PROJETOS, que organiza a iniciativa Benchmarking Jr. em sua 5.a Edição, destinada a avaliação de novos talentos na área socioambiental.

 

1. Inicialmente fale sobre o Programa Benchmarking Brasil, como e quando surgiu?

Benchmarking Brasil é um selo de sustentabilidade que certifica as boas práticas socioambientais. Surgiu em 2003 após pesquisa com aproximadamente 300 organizações e foi desenhado especialmente para selecionar, certificar e compartilhar as melhores práticas. Inicialmente com 1 modalidade apenas (Benchmarking Senior para empresas). Hoje congrega 6 modalidades (Senior, Junior, Indicadores, Artes, Pessoas e Hackathon MAIS) para atingir novos públicos e fomentar a sustentabilidade junto as organizações e pessoas. Conta com a participação de especialistas de vários países e apoio institucional de setores respeitados. A metodologia de seleção tem o reconhecimento da ABNT. É inteligência coletiva em sustentabilidade por agregar massa crítica e compartilhar conhecimento aplicado. É uma realização da Mais Projetos em parceria com o Instituto MAIS.

2. Estamos na 5.a Edição do Benchmarking Jr., a quem se destina e quando ocorrerá?

Benchmarking Junior, uma das modalidades do Programa, é direcionado aos jovens talentos das inovações verdes. Alunos regularmente matriculados em escolas técnicas profissionalizantes parceiras – Senai SP, IFSP, Centro Paula Souza. Conheceremos os projetos vencedores em 29 e 30 de junho, no XIV Bench Day

3. Quais os resultados a destacar e qual a sua expectativa para 2016?

O Programa Benchmarking Brasil construiu e detém o maior banco digital de práticas de sustentabilidade certificadas e com livre acesso na internet. São 339 cases Benchmarking (empresas), 36 projetos de inovações verdes (escolas Técnicas) e 5 projetos de APPs de Recursos Hídricos (universidades), organizados em 10 diferentes temáticas: arranjos produtivos, educação ambiental, emissões, energia, manejo e reflorestamento, ferramentas e políticas de gestão, pesquisas científicas e novos produtos, proteção e conservação, recursos hídricos, resíduos. Mais de 200 especialistas de 22 diferentes países dos 4 continentes do mundo participaram voluntariamente das comissões técnicas. Além do banco digital, o Programa tem publicações e eventos técnicos, todos abertos e gratuitos. Até o momento foram lançados a série BenchMais com 3 volumes publicados, a Revista Benchmarking com 11 edições veiculadas nas versões impressa e digital, e mais de 70 encontros técnicos (5 ao ano). Todo este esforço é para acelerar o desenvolvimento técnico gerencial, elevar o nível do debate e construir massa crítica. A expectativa para 2016 é que a sustentabilidade saia fortalecida, e que o cenário de crise contribua para mostrar o que sua ausência ou pouco uso ocasionou.

4. Como inscrever os trabalhos para participar ?

A seleção dos projetos que são inscritos para participar no Ranking Benchmarking Junior é feita pelos professores das escolas técnicas parceiras que fizeram adesão a iniciativa: SENAI SP, IFSP, Centro Paula Souza. Isto é necessário porque a metodologia Benchmarking é avançada e requer orientações e filtros para ter um bom aproveitamento de aprovação.

5. A premiação é aberta ao público ?

Não, as escolas recebem convites e administram a distribuição. Mas temos ingressos para público ouvinte que se interessa pelo tema e faz contato com a organização.

O que você acha?

Escrito por Roberto Mangraviti

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade pela WEBTV. Palestrante, Moderador de Seminários Internacionais de Eficiência Energética, Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Felipe Titto no Programa Sustentahabilidade

Milena Toscano no Programa Sustentahabilidade