5 Minutos Entrevista Souza Daviola , Diretor da ASSUMME – Associação Para Um Mundo Melhor, voltada ao auxílio de idosos internados em asilos no Estado de São Paulo.
1.Quando, como e porque foi fundada a Assumme?
Quando: A Assumme foi fundada em 15/04/2014
Como: Alguns voluntários que faziam trabalhos em abrigos, individualmente ou através de outras instituições, por afinidade foram estreitando o relacionamento e alinhando modos de trabalho, até sentirem que juntos e organizadamente poderiam potencializar a ajuda, tornando o trabalho mais objetivo e abrangente.
Porque: Um grande número de abrigos sobrevive com recurso humano e receita muito aquém das necessidades de sua população atendida. As situações dramáticas vividas pelos administradores e assistidos dos abrigos, muitas vezes sem o mínimo necessário para comer, manter a higiene pessoal e assepsia do local, motivou a criação da Assumme, no intuito de mobilizar amigos e sociedade para juntos, minimizar o problema, apresentando propostas e ações mais estruturadas e organizadas, com interações e doações mensais e consecutivas, suprindo regularmente as necessidades básicas dos abrigos e seus usuários, e acudindo em casos emergenciais.
2.Como é mantida?
Os recursos da Assumme provém de contribuições e doações dos próprios associados, de colaboradores e empresas simpáticas à causa, e de eventos como bazares e festas beneficentes.
3.Quantos voluntários atuam nesta organização?
Atualmente 20 voluntários de diversas profissões que atuam diretamente nas ILPIs e na administração da Associação, além de 6 consultores, e aproximadamente 30 colaboradores/doadores regulares e ocasionais.
4.Há uma estimativa de quantas foram assistidas desde a fundação.?
O programa de ajuda da Assumme é mensal e continuado, e atende atualmente mais de cem idosos carentes, através de 4 Abrigos incluídos no programa, além de outro tanto em visitas e doações pontuais.
5.Quais os planos de futuro ?
Nossa meta até o 5º ano da Assumme (15/04/2019);
Estender o programa para 15 abrigos.
Elevar o quadro de associados efetivos para mínimo de 100, além de 15 consultores.
Elevar o quadro de colaboradores para mínimo de 150.
Ministrar cursos gratuitos de cuidadores de idosos e de música.
Implantar / Disponibilizar o sistema Assumme em outros centros.
Sabemos que desenvolver um projeto desta magnitude não é fácil, e não basta ter a vontade de ajudar nosso semelhante; é preciso muita responsabilidade, disponibilidade, persistência, organização, dedicação e uma vontade férrea de atingir objetivos, mas os componentes da Assumme estão preparados; foram forjados em anos de trabalho e dedicação na ajuda humanitária, especialmente ao idoso carente.
Finalizando, expressamos nossa alegria em poder compartilhar com a sociedade, e esperamos com esse projeto contribuir para a Paz, ajudando os abrigos menores e seus usuários carentes, e oportunizando pessoas que, no silêncio de seu cotidiano, desenvolvem a maior das caridades que é o auxílio ao próximo, contribuindo assim para a formação de um mundo melhor.