in ,

Bonobos grávidas recebem ajuda de seus amigos

Macaco Bonobo

Como os humanos, os macacos africanos chamados bonobos podem tratar o nascimento como um evento social com um propósito sério.

Pesquisadores observaram três casos de bonobos fêmeas em cativeiro servindo como ajudantes para mulheres grávidas prestes a dar à luz, um comportamento tipicamente visto como exclusivo para humanos. Aqui, um grupo de bonobos selvagens inclui uma mãe carregando seu bebê.

Em três casos registrados em cativeiro, os bonobos do sexo feminino ficaram por perto e forneceram proteção e apoio a um bonobo que deu à luz uma criança saudável. Elas também gesticularam como se estivessem prontas para segurar uma criança antes de ela nascer, ou seguraram uma durante o nascimento, relataram cientistas em 9 de maio na Evolution and Human Behavior. A etóloga Elisa Demuru, do Museu de História Natural da Universidade de Pisa, na Itália, e seus colegas filmaram esses incidentes em 2009, 2012 e 2014 em dois parques de primatas europeus, onde os macacos vagam livremente por áreas florestais.

Estas observações, juntamente com um relatório de 2014 de bonobos selvagens comportando-se de forma semelhante, desafiam uma ideia influente de que as fêmeas humanas, ao contrário de outros primatas, recebem assistência de parto. Os cientistas propuseram que os perigos de passar um bebê pelo canal de parto humano, relativamente estreito, exigiam ajuda de outros. Mas os bonobos podem seguramente dar à luz por conta própria, então algo mais está acontecendo, Demuru e seus colegas suspeitam. Níveis comparativamente altos de sociabilidade entre as fêmeas bonobos e entre as mulheres podem, em vez disso, explicar por que os ajudantes se reúnem quando grávidas se aproximam do parto.

Os chimpanzés, primos próximos dos bonobos, são uma história diferente. As fêmeas dos chimpanzés são mais competitivas e mantêm laços sociais mais fracos do que os bonobos femininos ou os humanos. Nenhum chimpanzé foi visto ajudando ou saindo perto de um par prestes a dar à luz.

Pesquisas sobre práticas de nascimento em comunidades selvagens e em cativeiro continuam em sua infância, dizem os pesquisadores.

 

Referência
https://www.sciencenews.org/article/pregnant-bonobos-get-little-delivery-help-their-friends?tgt=nr

 

Texto: Karen P Castillioni

Outros textos da autora:

Passo-a-passo de como montar terrários

O que você acha?

Escrito por Karen P Castillioni

Bióloga com Mestrado em Botânica pela UNESP.Desenvolvedora de estudos ligados à ecologia, conservação, sustentabilidade e impactos das alterações climáticas.

Transporte de Carga

Desafios do transporte de carga no Brasil

Lendro Karnal

Acontece em São Caetano do Sul – Leandro Karnal