in ,

Como os cães são afetados com os barulhos de fogos de artifício e o que fazer para ajudá-los

Com o final de ano chegando, e as comemorações se aproximando, os fogos de artifício começam a entrar em nossas vidas durante as noites das comemorações de Natal e Ano novo. Entretanto, alguns animais são muito sensíveis a estes barulhos, como os cães. Cerca de 45% dos cães têm alguma fobia de fogos de artifício, algo que está se tornando uma preocupação cada vez mais grave. Segue algumas dicas para ajudar a deixar seu cãozinho mais confiante durante a época de fogos de artifício.

Primeiro alguns exemplos do que não fazer:

Sedativos são muito utilizados, em especial a ACP (acepromazina), uma droga que aumenta a sensibilidade de ruído nos cães e ao mesmo tempo diminui a sua capacidade de responder fisicamente. Imagine que você está trancado em uma sala cheia de aranhas. A droga faz com que você não consiga se mexer. Se algum amigo seu o vê no quarto, vai pensar que está tudo bem. Entretanto, provavelmente por dentro você estará desesperado.

Recentemente, sedativos como a dexmedetomidina tem sido anunciados por veterinários como o sedativo para cães medrosos, mas estes podem representar riscos graves para a saúde, mesmo em doses baixas – por exemplo, através da redução da quantidade de sangue sendo bombeado em torno do corpo.

O que fazer:

A prevenção é sempre melhor do que o tratamento, por isso a melhor forma de iniciar os preparativos para o seu cãozinho antes dos fogos de artifício, é começar a adequado ao espaço que ele vai conviver.
Primeiro, pense sobre o ambiente do seu cão. Os cães precisam de um lugar onde eles possam se sentir seguros e protegidos e você pode criar isso de diversas maneiras. Você pode criar em sua casa um espaço protegido, silencioso para o seu cão, onde ele possa acessar sempre que quiser.

Deixar a televisão ou o rádio ligado como forma de distração e fechar as cortinas para limitar o ruído e as luzes dos fogos de artifício podem ser uma boa forma de minimizar o impacto do barulho.

Uma outra forma é familiarizar o barulho dos fogos de artifício para os cães, apresentando o barulho em uma forma controlada e segura. Você pode fazer isso através de CDs específicos (ou até mesmo no YouTube), mas controlando cuidadosamente o volume. Inicialmente, coloque o volume no nível mais baixo, garantindo que o seu cão perceba o som – por exemplo, movendo sua orelha em direção ao barulho – mas que não se assuste com isso.

Texto: Cristian Reis Westphal
contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Cristian Reis Westphal

Estudante de Engenharia Química. Desde 2009 lidera o projeto Ciência e Astronomia, que compartilha informações nas áreas da ciência e astronomia. Trabalha com divulgação científica em escolas e disponibiliza telescópios para observações em praças.

Pau Brasil

Um berçário de mudas em Mogi Guaçu

Manter o aquecimento global a 1,5˚C ajuda a maioria das espécies a sobreviver