in ,

Medicina Veterinária Preventiva

professional veterinarian checking dog's skin under examining light

Uma das frases mais populares na medicina humana diz que “é melhor prevenir do que remediar”. A medicina veterinária segue a mesma rota e já esta muito claro que a prevenção deve ser a base de tudo, afinal tratar é mais oneroso, desgastante fisicamente e psicologicamente.

O aumento dos cuidados e da estima pelos cães e gatos aumentou sua longevidade. Com isso as pessoas querem saber como fazer com que esses novos membros da família vivam o máximo possível. A resposta dessa pergunta chama-se prevenção.

Nos pilares da saúde encontramos a alimentação, o meio ambiente e genética. Não podemos mudar esse último quesito, mas os demais sim. As cachorras podem ser altamente beneficiadas com a castração precoce que diminui em mais de 90% as chances de desenvolvimento de tumor mamário (tumor mais frequente ) bem como as infecções de útero. Após a cirurgia é importante utilizar uma ração específica para animais castrados a fim de controlar a ingestão de calorias e prevenir o ganho de peso. A obesidade nos pet podem levar a diversas doenças crônicas como a diabetes, hipertensão e até câncer. Vale mencionar que o sobrepeso piora muito o quadro das doenças osteoarticulares (exemplos: artrose, displasia coxofemoral, luxação de patela), que são muito frequentes nos cães idosos. A manutenção da vermifugação, vacinação e controle de parasitas deve ser feita em qualquer idade, raça ou espécie.

Já os felinos são altamente susceptíveis a desenvolverem doença ligadas ao trato urogenital e renal. Assim sendo é de extrema importância que se estimule a maior ingestão de água e que a liteira permaneça limpa. A obesidade no gato também é muito comum e pode ser evitada através da utilização fracionada e pesada de rações para animais castrados nas quantidades indicadas para cada idade e porte físico. A castração diminui o comportamento de fuga evitando acidentes.

A partir dos oito anos indica-se fazer uma consulta anual de rotina bem como os exames de sangue e de urina. Esse procedimento pode detectar diversas doenças no estágio inicial facilitando muito o tratamento. Lembrando que não é normal o animal vomitar toda semana, claudicar nos dias frios, ter tosse depois de brincadeiras. Sintomas não devem ser ignorados, se tem algo de diferente com seu pet procure seu veterinário de confiança e investigue.
Prevenir é muito mais efetivo, barato e eficaz do que tratar. Essas medidas aumentam a sobrevida de qualidade dos nossos peludos e nos proporciona mais tempo para tê-los ao nosso lado.

Foto: http://www.dragonvet.co.uk/

Autora: Fernanda Lanzelotti (Médica Veterinária)
contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Fernanda Lanzelotti

Médica Veterinária graduada na Unesp - Botucatu. Pós-Graduada em Acupuntura Veterinária e em clínica médica e cirúrgica de Felinos.
Os atendimentos são realizados no cunsultório da Clínica Veterinária Spécialité -Uberlândia -Mg

Andrade Paulista - Reciclando

Andrade Paulista atinge 80% de reciclagem de resíduos em Shopping

João de Deus, fraude?

Os sinais de uma fraude …