1 . Como e quando surgiu a idéia de formar uma associação, como a AFRAS, para um segmento de empresas do sistema de franquias ?
Claudio Tieghi : A primeira ideia da AFRAS surgiu em 2004 por um grupo de empresários com atuação no Franchising, que perceberam a necessidade de uma entidade capaz de articular a transferência de projetos sociais ou ambientais entre as empresas do setor. Inicialmente a AFRAS tinha como objetivo replicar boas práticas em Responsabilidade Social.
Com o passar dos anos a AFRAS foi moldando sua atuação em sintonia com o desenvolvimento sustentável da sociedade, com foco no tripé econômico, social e ambiental, caracterizando-se como agente facilitadora e provocadora para a criação e implantação de uma nova cultura Franchising. Todo esse movimento culminou no que chamamos de Franchising de Sexta Geração, empresas franqueadoras que inserem a temática da sustentabilidade em seus modelos de negócios, influenciando as partes interessadas, principalmente as franquias.
2 . Qual a missão da AFRAS, neste contexto ?
Claudio Tieghi : A AFRAS tem como missão contribuir para a implementação de gestão socialmente responsável em empresas do sistema de franquias, visando ao desenvolvimento sustentável da sociedade.Atuamos de forma concentrada junto às empresas franqueadoras e desenvolvemos projetos e mecanismos que também envolvem franqueados, fornecedores e clientes.
3. Quais as ferramentas ou mecanismos utilizados pela AFRAS , para difusão desta temática ?
Claudio Tieghi : Atualmente a AFRAS possui uma agenda expressiva de cursos e eventos. Entre eles, o “Café AFRAS”, que acontece bimestralmente e que tem por objetivo discutir e compartilhar entre os participantes ações e práticas sustentáveis. Também realiza anualmente o “Simpósio ABF-AFRAS de Sustentabilidade” com a participação de especialistas no campo da sustentabilidade, tal simpósio é hoje referencia no segmento franquias. Além disso, anualmente a AFRAS atua na ABF Expo, a maior feira de franquias do mundo que ocorre na cidade de São Paulo, com projetos de coleta seletiva e reciclagem e a premiação de estandes sustentáveis montados de forma ecologicamente correta. Considero que a educação para a sustentabilidade se dá, muitas vezes, pelo exemplo. O segredo é fazer junto.
4. Quais os resultados mais expressivos atingidos ?
Claudio Tieghi : Sem dúvida a aceitação e participação das redes de franquias no programas promovidos pela AFRAS demonstram reconhecimento de nossas ações. Mais de 34 marcas participaram do Programa Franchising de Baixo Carbono, resultando, entre diversos benefícios, no plantio de 18 hectares de árvores nativas na região do Xingu (MT) e articulação de marcas de diferentes segmentos do setor em prol da reduçãodos impactos ambientais e compensação ambiental daquilo que não ainda não pode ser mudado. Ao tornarem as operações de lojas mais ecoeficientes, os empresários identificam oportunidades reais de redução de custos, muitas vezes geradas pelo desperdício. O Programa Franchising de Baixo Carbono foireconhecido em 2012 como o melhor programa do Brasil na “Categoria Entidade Social” pelo Centro de Excelência em Varejo da Fundação Getúlio Vargas (GVcev).
No campo da gestão, em parceria com o Instituto Ethos, elaboramos e e disseminamos para as redes de Franquias do Brasil os “Indicadores de Responsabilidade Social, exclusivo para o setor. Tais indicadores são referencias e hoje grandes marcas os utilizam como norteadores para práticas sustentáveis. Necessitávamos de uma métrica comum para o setor e, desde 2009, as franqueadoras podem acompanhar o seu desenvolvimento e estabelecer metas compatíveis com o desenvolvimento sustentável dos negócios.
Para o desenvolvimento deo capital humano, em parceria com o Great Place to Work, realizamos uma iniciativa inédita no mundo. O “Prêmio Melhores Franquias para Trabalhar” avalia exclusivamente as empresas do segmento de franquias e oportuniza a tomada de decisões estratégicas para que as empresas possam obter ainda melhores resultados em suas operações. É um olhar para a gestão do capital humano das franquias,que valoriza as relações do trabalho e geram resultados melhores para todos.
No campo social, realizamos anualmente o BAZAR AFRAS. Em 2012 a entidade beneficiada será a AACDatravés da venda de produtos doados pelas marcas participantes. Além disso, através do Teleton,ampliaremos ainda mais as oportunidades de contribuição com a entidade. Até o momento mais de 20 marcas já confirmaram a participação. Será sem dúvidas, o maior bazar que já realizamos.
5. Na sua opinião, as empresas de varejo como um todo, estão desenvolvendo uma visão sustentável? Alguma área a destacar ?
Claudio Tieghi : O movimento de responsabilidade social empresarial conta com expressivos avanços das empresas do varejo de variados portes, de toda forma, ainda há muito para melhorar. Esse fenômeno também se repete no franchising. O desafio é sensibilizar o empresariado de que a sustentabilidade deve ser entendida como um modelo de gestão. Quando considerada como algo à parte do processo, ela perde força e credibilidade, pois não traz retorno para o negócio. Propomos uma relação ganha-ganha-ganha onde pessoas, negócios e o meio ambiente se beneficiem.