in

Entrevista Diretor do site ATADOS, Daniel Morais Assunção

Currículo: Fundador do Atados (www.atados.com.br), estudante de Administração da USP e
antenado na revolução do bem que está rolando por aí.

1.) O “ATADOS” é uma Rede Social que divulga oportunidades de Voluntariado.
Quando ela foi criada e porque vocês acham o Voluntariado importante ?

O Atados foi idealizado por 4 pessoas em maio de 2012, com a ideia de solucionar uma
necessidade nossa, de encontrar um trabalho voluntário. Nós acreditamos que a mudança
da sociedade deve acontecer com as pessoas. No mundo são 192 governos, 100 milhões
de empresas, mas 7 bilhões de pessoas e é com a mobilização popular que acreditamos
nessa mudança. Com o trabalho voluntariado pretendemos que mais e mais pessoas reflitam
criticamente sobre sua função na sociedade.

2.) O Slogan “juntando gente boa” faz parecer que, rede de voluntariado absorve
mão de obra disposta, de fato, a transformar a sociedade. Esta é a percepção
de vocês ?

Nossa ideia com o slogan é criar uma rede de pessoas do bem, interessadas em fazer
trabalhos voluntários e promover o bem na sociedade. Acreditamos que ser voluntário junto
com seus amigos atrai muito mais às pessoas. E temos um ideal de que conhecer pessoas por
meio de uma causa social que você abrace é o melhor jeito de criar amizades.

3.) Os EUA possuem larga tradição nesta área, mesmo possuindo índices
sociais significativos . A que se deve este fato na opinião de vocês ?

O maior índice de voluntariado nos EUA se deve a uma tradição cultural do americano, que
é estimulado a fazer esse trabalho desde cedo. Com o Atados queremos atrair pessoas a
realizar um primeiro ato voluntário. Após ser voluntário uma vez, a vontade de continuar é
muito grande e esse sentimento positivo ainda contamina toda a rede ao redor dessa pessoa.
Por isso possibilitamos que os usuários convidem amigos para participar de atos voluntários.
Atualmente o índice de voluntariado no Brasil é de 18%, contra 36% no resto do mundo.
Esperamos que com o Atados possamos aumentar esse índice no Brasil.

4.) Vocês possuem no site , diversas ONG’s respeitadas no Brasil. Houve
algum processo seletivo e de que forma isto ocorreu, para selecionar esta
organizações ?

Nos 5 meses que se passaram desde a ideia até o lançamento do site, visitamos mais de 70
ONGs. Discutimos como seria o perfil de cada uma e identificamos as necessidades voluntárias
de cada ONG. A escolha de cada uma foi tanto pela procura de organizações que já tínhamos
conhecimento, quanto por indicações de outras ONGs. Nesse processo, as ONGs foram quem
mais nos apoiaram, acreditaram na ideia e possibilitaram essa rede que se criou.

5.) Naturalmente que o perfil dos organizadores está centrado em gente jovem.
Vocês e seus pares, são consumidores atentos a esta realidade selecionando
produtos certificados ?

Sempre estamos atentos a essa realidade e procuramos estimular a sustentabilidade. Em
nossos meios de comunicação também sempre procuramos mostrar a sustentabilidade para o
público que nos acompanha.

O que você acha?

Escrito por Roberto Mangraviti

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade pela WEBTV. Palestrante, Moderador de Seminários Internacionais de Eficiência Energética, Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Trade Marketing : A Conquista do Consumidor no ponto de venda

Lucrécio e o consumo