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Entrevista Felipe Portugal

5 Minutos Entrevista , Felipe Portugal, Diretor da Zazcar , empresa de locação de veículos compartilhado.

1.) Explique o serviço prestado pela Zazcar e a missão da empresa ?

O serviço de compartilho de carro da Zazcar consiste no aluguel do veículo não apenas através de diárias, mas também de forma fracionada, ou seja, por hora. Além desse grande diferencial, o sistema de compartilhamento da Zazcar é caracterizado por uma abordagem descentralizada (onde temos 60 carros espalhados por 45 pontos da cidade), sem burocracia (todo o procedimento de cadastro e reserva pode ser feito pelo computador, tablet, smartphone ou pela nossa central de atendimento 24h), disponível 24h (como os nossos carros ficam em estacionamentos parceiros 24h, não existe a necessidade de interação humana ao longo da sua reserva) e com combustível e seguro total inclusos em todos os carros. Após se tornar um membro da Zazcar o usuário receberá um cartão – Zazcard – que serve para acessar os carros reservados pelo usuário. A partir daí, basta o cliente reservar o carro pelo site, tablet ou smartphone pelo período desejado, ir até o estacionamento do carro selecionado e ao passar o cartão no para-brisa do carro as portas destravam automaticamente, permitindo o acesso ao carro e consequentemente o início da reserva. Ao final da reserva, basta devolver o carro no mesmo ponto de retirada e finalizar a reservar passando novamente o Zazcard no para-brisa do veículo.

2.)O que motivou-os  a criar a empresa ?

Eu já administrava uma empresa de terceirização de frotas no Paraná e estava no momento de diversificar o meu negócio. Nesse mesmo período, após uma viagem ao exterior, conheci o sistema de carsharing e levando em conta a realidade do trânsito de SP tive certeza que o sistema de compartilhamento poderia ser muito útil por aqui também. Em 2009 iniciamos a operação da Zazcar e desde então estamos conseguindo oferecer nossos serviços para uma base crescente de membros. Importante frisar que aliado aos transportes públicos, o sistema de compartilhamento de carros é hoje uma das principais soluções de mobilidade dos grandes centros urbanos, não apenas para combater o trânsito, mas também na redução de emissões de GEE (gases de efeito estufa).

3.)  O “carro compartilhado” é mais comum na Europa, onde a sociedade possui uma visão comunitária diferente da brasileira. Vocês não temeram um “choque cultural” que inviabilizasse o negócio?

Realmente, a visão de compartilhamento aqui no Brasil ainda está engatinhando. Por esse motivo, a Zazcar tem a preocupação não apenas de apresentarmos a empresa como inserir na sociedade brasileira um novo conceito – o compartilhamento de carros – mostrando os benefícios desse sistema, tanto financeiros quanto sustentáveis. É um trabalho de formiguinha, levando informação e serviço qualificado para quem não quer mais ter gasto com um carro ou que se interessa pela cultura do compartilhamento.

 

4.) Há um perfil definido no seu público consumidor? Qual?

O principal público da Zazcar são pessoas que solucionaram a ida e volta ao trabalho com transporte público, carona, de bicicleta e utilizam nossos serviços para ocasiões onde o carro se torna realmente indispensável – como ir ao supermercado, ter um conforto adicional em dias de chuva, para resolver problemas do dia-a-dia ou para atividades de lazer como passeios e viagens com a família. Importante ressaltar  que o serviço hoje oferecido pela Zazcar permite não apenas uma alternativa ao transporte tradicional, mas também o acesso à esse tipo de mobilidade para aqueles que não podem ter um automóvel.

 

5.) Comparada com as empresas de veículos tradicionais, a Zazcar presta um serviço sensivelmente mais barato. Contudo, vocês acreditam que haja algum tipo de “motivação sustentável” que atraia novos consumidores para diminuir a poluição, por exemplo, independente do preço?

Com certeza. Uma parcela importante do nosso público utiliza a Zazcar justamente pela filosofia sustentável do serviço que oferecemos. Hoje já sabemos que 1 carro compartilhado tem o potencial de retirar de 9 a 13 carros das ruas, o que significa menos trânsito, menor emissão de gases nocivos ao meio ambiente e uma cidade mais limpa e bonita para se viver.

O que você acha?

Escrito por Roberto Mangraviti

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade pela WEBTV. Palestrante, Moderador de Seminários Internacionais de Eficiência Energética, Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

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