No mês de outubro acontece uma das maiores companhas de conscientização para prevenção do câncer de próstata no homem. Seguindo a mesma linha, o mercado pet aproveita para divulgar essa doença que também acomete cães machos.O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é comemorado em 17 de novembro tanto para os humanos quanto para os animais.
Diferente das outras espécies, nos gatos e cachorros a próstata é a única glândula acessória que existe. As doenças que comentem essa glândula são:hiperplasia prostática benigna, cistos, abcessos, prostratites e câncer.A mais comum entre elas é a hiperplasia prostática benigna (HPB), que nada mais é do que o aumento da próstata que leva a um desconforto por compressão no reto. Essa doença é hormônio depende e por isso o tratamento mais eficaz é a castração.
Não há estudos que indiquem a idade mais comum para o desenvolvimento do câncer nos cães, porém observa-se que animais maduros, com idade superior aos 8 anos, podem já apresentar o câncer de próstata. Entre os diversos tipos o mais comum é o adenocarcinoma
Os sinais clínicos mais comuns são o esforço improdutivo e repetido de defecação, disquezia (defecação dolorosa), dor ao urinar, urina em jatos finos demorando mais para esvaziar a bexiga, dor abdominal, anormalidade na marcha, perda de peso,presença de secreção com sangue ou esverdeada no pênis e lambedura excessiva na genital.
Para o diagnóstico é necessário o exame físico completo incluindo a palpação retal, exames de imagem como a Ultrassonografia e a análise histopatológica do nódulo (biópsia).
O tratamento é cirúrgico e inclui a castração, a necessidade de quimioterapia ou não vai ser estipulada após o resultado da biópsia.
Quando falamos em saúde e qualidade de vida a palavra chave é sempre prevenção. Assim sendo a idade ideal para começar a fazer os exames de rotina (preventivos) é por volta dos 6 anos de idade.
Texto: Fernanda Lanzelotti
contato@sustentahabilidade.com.br