5 Minutos Entrevista o arquiteto e administrador de empresas Marcos Schneeberger, com 14 anos de experiência no desenvolvimento de projetos e na utilização de containers para residências e comércio. Por ser um tema ainda desconhecido do público em geral e gerado grande interesse, aprofundamos o conteúdo para possibilitar um maior entendimento pelos internautas. Estamos hoje publicando a primeira parte desta série e aos interessados em maiores detalhes, informamos o e-mail para correspondência: contato@sustentahabilidade.com.br.
1.Por que a utilização de Containers é uma boa opção de construção?
O uso de Containers Marítimos na arquitetura é interessante pois possibilita, ao menor custo de implantação e manutenção, uma alternativa de construção móvel e escalável que atende aos mais diversos programas de necessidades, além de ser uma solução sustentável.
Um terreno na praia ou no campo onde “um dia …” será construída a casa dos sonhos, pode ser utilizado já no próximo verão, quase que imediatamente. Ou ainda um estacionamento ocioso pode ser transformado em pequenas lanchonetes e gerar renda. Este conceito vale para armazenagem de mercadorias sazonais, lojas de móveis, ou restaurantes temporários, como algumas das possibilidades.
É também particularmente indicado em momentos de incerteza econômica, como a crise atual, diminuindo consideravelmente o risco financeiro da operação uma vez que desvincula a construção num único terreno, possibilitando em caso de insucesso comercial, a transferência para um outro ponto de venda, com fácil desmobilização ou até a venda do módulo.
2.Que fatores são determinantes para a escolha deste modelo construtivo?
Vamos separar por etapas, para facilitar a visualização das variáveis de forma mais ampla. Naturalmente que o frete de transporte poderá impactar nesta decisão, mas não é fundamental, porém quanto mais perto a distância, maior economia. Outras variáveis técnicas a considerar:
Acesso ao terreno
O local da implantação deve ser acessível por carreta e caminhão “Munck”, apresentando um solo firme, espaço para descarga e movimentação dos Containers. Também deve ser verificado a altura dos fios, proximidade de postes, muros, para garantir que os módulos acessem o terreno.
Em locais com restrições ao trânsito de Caminhões (em São Paulo) a entrega só pode ser realizada durante a noite.
Escolha do container para compra.
É claro que os containers que apresentarem oxidação, vazamento ou outros problemas estruturais, deverão ser tratados de forma adequada, como qualquer peça metálica residencial, a exemplo de gradis e portões, não gerando desta forma nenhum problema.
Contudo a escolha do local aonde este tratamento preventivo deve ser feito, está ligada a dois simples fatores: ponto de partida e ponto de entrega. Naturalmente, onde houver a mão de obra melhor qualificada (e barata) é que deverá orientar esta decisão.
3.Como se dá o transporte e a movimentação do container numa obra?
O Container chega na obra numa carreta puxada por caminhão; para a descarga no local, é necessário o uso de um guindaste articulado (“munck”) que deve estar posicionado e pronto no momento da chegada dos módulos.
4.Quanto ao terreno, o que levar em consideração?
Toda a infraestrutura do terreno (fundação, energia, água, esgoto, muros, acessos etc.) deve estar pronta para receber os módulos; essa fase da obra não difere da construção convencional devendo ser executada por equipe de obra civil.
5.O tipo da fundação, deve sofrer alguma modificação para receber uma casa container?
Na verdade as casas containers, são mais leves e em geral geram menor gasto nas fundações. O que determina o tipo de fundação a ser utilizada é o tipo de solo e o local onde será implantado o container; em terrenos mais firmes ou com aclives e declives utiliza-se brocas e sapatas; em terrenos arenosos a fundação do tipo radier é a mais indicada. Contudo, vale lembrar que fazer o Levantamento Topográfico e Análise de Solo é fundamental e deve ser o ponto de partida de qualquer construção para a correta escolha das fundações.
6.Uma casa container pode ser mais fria ou úmida que uma casa convencional?
Se construída adequadamente, uma casa container terá o mesmo conforto térmico que uma casa de alvenaria. Até porque, originalmente os Containers servem para transporte e armazenamento de mercadorias devendo portanto a priori conservá-las. Contudo não foram projetados para serem habitados, portanto, o isolamento térmico deverá ser ajustado a esta nova necessidade, que pode ser interno, externo ou ambos. Existem diversos materiais disponíveis no mercado e várias formas de aplicação que variam de acordo com a implantação, localização do terreno, clima da região, orçamento do cliente etc…. O detalhamento do projeto é que vai definir a melhor solução de isolamento a ser utilizado.
7.O custo construtivo é mais caro que uma casa tradicional?
Construir com containers não é mais caro do que outros sistemas construtivos, porém pode gerar uma grande economia de escala se utilizarmos materiais adequados. E vale ainda destacar que a construção é muito mais rápida, gerando certamente uma economia adicional, pois as vezes permite sair do aluguel imediatamente, especialmente quando surge uma oportunidade da aquisição de um terreno em condições favoráveis.
O mais importante é o cliente gostar e se identificar com esse sistema, pois a construção com containers demonstra uma preocupação com o design, imprime forte identidade visual para construções voltados ao comércio/serviços, reflete um estilo de vida arrojado, sustentável e demonstram entendimento da real necessidade de espaço.
Maiores esclarecimentos escreva para: contato@sustentahabilidade.com.br
Fotos de escritório em Aldeia da Serra